#
Imortal - Cadeira 01

João Paulo Vani [Prof. Dr.]

João Paulo Vani é doutor em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/São José do Rio Preto), com estágio doutoral na University of Louisville (EUA). É mestre e graduado em Letras pela mesma instituição.

Realizou pós-doutoramentos em Linguística Aplicada, com foco em formação de professores, na Universidade do Minho (Portugal) e na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Araraquara). Atualmente, é pós-doutorando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), onde atua como pesquisador associado do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER). É também pesquisador colaborador do Tadeusz Manteuffel Institute of History, vinculado à Polish Academy of Sciences (Polônia).

De 2018 a 2023, coordenou o Programa Brazilian Studies da University of Louisville (EUA), sob supervisão do Prof. Dr. Manuel Fernando Medina, fortalecendo os vínculos acadêmicos entre Brasil e Estados Unidos.

Com mais de duas décadas de experiência editorial, é editor acadêmico e jornalista, além de fundador e presidente da Academia Brasileira de Escritores (ABRESC).

É autor dos livros Terror e Trauma na Literatura: do 11 de setembro às marcas na alma (2018), 21 reflexões sobre o mundo pós-pandemia (2021), AGERIP: 50 anos de histórias e conquistas (2025) e Saberes Transversais na Odontologia (2025).

Em 2024, publicou as edições comemorativas de Os Lusíadas, marcando os 500 anos de nascimento de Luís de Camões, em projeto que reuniu o texto integral original em verso e a releitura em prosa moderna, realizada pelo próprio Vani. As edições, que também resgatam documentos históricos e notas críticas, foram reconhecidas como uma das mais completas homenagens contemporâneas ao maior autor lusófono da história.

É ainda coautor e/ou organizador de diversas obras, entre elas 20 adolescentes e seus segredos: Sexualidade (2007), em parceria com a psicóloga Débora Dumbra Bonini; Shoah: 80 anos de memória e resistência — volume 1: Diáspora e Imigração (2022), com a Profa. Dra. Lyslei Nascimento (UFMG); e Shoah: 80 anos de memória e resistência — volume 2: Memória e Trauma (2022), com Carlos Reiss, diretor do Museu do Holocausto de Curitiba.