Cláudia Costin é professora universitária, gestora pública e pesquisadora brasileira com ampla atuação nas áreas de políticas educacionais, gestão pública e inovação em ensino. É diretora-fundadora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), e professora visitante da Harvard Graduate School of Education (EUA).
É mestre em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e graduada em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Tem trajetória marcada pela defesa da educação pública de qualidade e pela promoção de políticas de equidade e inovação no ensino básico.
No setor público, foi Ministra da Administração e Reforma do Estado no governo Fernando Henrique Cardoso, Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro (2013–2016) e Secretária de Cultura do Estado de São Paulo. Atuou também como vice-presidente da Fundação Victor Civita e diretora global de Educação do Banco Mundial, em Washington, D.C., entre 2014 e 2016.
É autora e coautora de diversos livros e artigos sobre gestão educacional, políticas públicas e formação docente, entre eles Educação de qualidade para todos (2019) e A escola que queremos: reflexões, propostas e compromissos (2022). Tem contribuído para a formulação de políticas de base nacional curricular e para a disseminação de boas práticas de governança educacional no Brasil e no exterior.
Membro de conselhos e fóruns internacionais dedicados à educação e ao desenvolvimento humano, Cláudia Costin é reconhecida pela sua liderança em iniciativas voltadas à formação de professores, equidade de aprendizagem e inovação pedagógica.
Atualmente, atua como consultora e conferencista em temas relacionados à gestão da aprendizagem, políticas públicas de educação e transformação digital no ensino.