Loading...

Travessias – Enciclopédia de artes, literatura e ciências

O legado dos artistas, intelectuais e cientistas refugiados do nazifascismo. Brasil, 1933- 2018

 

Chamada aos associados para representar a ABRESC no projeto Travessias – Enciclopédia de Artes . Literatura . Ciências em parceria com o LEER-USP

 

Com o propósito de divulgar e fortalecer o legado dos escritores que, a partir de 1933, buscaram refúgio no Brasil fugindo das perseguições nazifascistas, a Associação Brasileira dos Escritores – ABRESC em parceria com o LEER-Universidade de São Paulo, dá início ao Processo de Chamamento aberto aos associados interessados em participar como autores de um dos verbetes que irão integrar a futura Enciclopédia de Artes . Literatura . Ciências: o legado dos refugiados do nazifascismo. Brasil, 1933-2023.

O projeto Travessias – aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e coordenado pela historiadora Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro junto ao LEER – USP pretende privilegiar a trajetória de vida, a produção e o legado de um grupo escritores europeus que, após a ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália, optaram pelo Brasil como país de acolhimento.

Os verbetes devem estar fundamentados em ampla pesquisa histórica e iconográfica considerando que a obra será uma referência para os estudos da literatura brasileira e das Ciências Sociais Aplicadas com ênfase no reconhecimento do legado. Os resultados serão disponibilizados em uma plataforma digital, construída a partir de novas tecnologias, aberta ao público em geral, com espaços que favoreçam a construção de novos saberes incentivando a pesquisa e a aprendizagem à distância. O projeto editorial Travessias prevê também versões impressas e exposições iconográficas agrupadas por suas múltiplas áreas do conhecimento: arquitetura, fotografia, teatro, música, cinema, ciências, etc.

O Processo de Chamamento tem início em 28 de abril de 2022 e as inscrições estão abertas até 20 de maio de 2022, para interessados e interessadas em representar a ABRESC no Travessias – assinando como produtores/autores de um dos verbetes.

A seleção dos inscritos será realizada com base no Currículo (acadêmico e profissional) do candidato e na proposta de verbete indicando: o nome completo do escritor a ser pesquisado e uma justificativa para tal escolha (2 páginas no máximo, fonte Times New Roman, fonte 12, espaço simples).

A Comissão Julgadora deste edital é constituída por representantes da ABRESC e do LEER-USP.

Divulgação dos resultados: 1 de junho de 2022.

 

Sobre o LEER-USP

O Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação – LEER, sediado no Departamento de História da FFLCH- Universidade de São Paulo foi criado em 2005, com o objetivo de conhecer, compreender e problematizar as identidades étnicas e as suas interfaces no âmbito das políticas culturais e dos direitos humanos, assim como ser um centro de referências sobre a história e a memória desses grupos, presentes na sociedade brasileira, com ênfase no direito que todo ser humano tem de ser diferente. Através de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão à comunidade, o LEER se mantêm enquanto um fórum permanente de debates e de produção de conhecimentos direcionados para quatro linhas de pesquisa: etnicidade, racismo, discriminação e iconografia. Conheçam os projetos do LEER-USP: www.usp.br/leer  e www.arqshoah.com

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro

***

As inscrições podem ser realizadas pelo formulário abaixo.

 

    PROJETO TRAVESSIAS - Formulário de Candidatura
      1. * Campo obrigatório

    Os resultados serão divulgados em 1 de junho de 2022.

    Travessias – Enciclopédia de artes, literatura e ciências - Abresc |