Loading...

Professores de Rio Preto criam projeto de curadoria de livros

Projeto ‘Sutilezas Poéticas’, que completa um ano neste mês, promove indicações de livros para pais e educadores

Idealizado pelos professores Rodrigo Azevedo e Vanessa Garcia, que atuam na rede municipal de ensino de Rio Preto, o projeto “Sutilezas Poéticas” configura-se como uma espécie de farol para pais que querem incentivar o hábito da leitura entre seus filhos. Uma das ações do projeto, que completa um ano de trajetória neste mês, é a curadoria de livros infantis.

Segundo Vanessa, o trabalho do “Sutilezas Poéticas” está pautado em dois pilares: formação literária e curadoria. “Com o objetivo de formar leitores de todas as idades, ministramos oficinas, cursos e produzimos conteúdos relacionados à literatura infantil. Além disso, temos um trabalho voltado à curadoria de livros para a infância”, conta.

“Iniciamos o projeto com sessões virtuais de contação de história em março do ano passado, logo no início da pandemia da covid-19. Percebemos que nosso trabalho poderia ir mais longe, e passamos a dar curadoria de livros infantis. Fazemos indicações para pais de alunos, professores e todos aqueles que pesquisam a literatura infantil”, explica Azevedo. “Nossa principal proposta é ajudar as crianças na construção ou ampliação de seu repertório de leitura”, completa.

O “Sutilezas Poéticas” conta com perfis no Facebook e Instagram, além de canal no Youtube. Desde o mês passado, a dupla de professores realiza lives quinzenais, sempre abordando temas relacionados à literatura infantil. A próxima live está programada para o dia 18 deste mês, às 18h, com a participação de representante da Jujuba Editora, que atua com a publicação de livros para bebês.

Por meio do “Sutilezas Poéticas”, Azevedo e Vanessa compartilham um pouco daquilo que pesquisam em suas trajetórias profissionais. “Para você, que deseja conhecer um pouco mais sobre o incrível universo do livro para a infância, que deseja estudar sobre a formação de leitores, que queira criar na sua casa um ambiente leitor para as crianças [e para os adultos], este é o momento de conhecer o nosso trabalho”, convida o professor.

Professores de Rio Preto criam projeto de curadoria de livros - Abresc |