Loading...

Livros ‘Nomadland’ e ‘Cruella’ são lançados no Brasil

O livro, que escancara a realidade cruel do capitalismo nos Estados Unidos, acaba de ser lançado no Brasil pela editora Rocco

Adaptar histórias de grandes autores para o cinema é uma prática muito comum em Hollywood. Desde romances como “Romeu e Julieta”, dramas como “Forrest Gump” e até fantasias como “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, essas histórias conquistaram grandes fãs ao longo dos anos. Mais recente, “Nomadland”, o grande vencedor do Oscar 2021, premiado como melhor filme, direção e atriz, também é uma adaptação – embora nem todo mundo saiba disso.

O livro, que escancara a realidade cruel do capitalismo nos Estados Unidos, acaba de ser lançado no Brasil pela editora Rocco. “Nomadland – Sobrevivendo na América do século XXI”, escrito pela jornalista Jessica Bruder, conta a história de uma mulher desempregada que luta para sobreviver dia após dia, e acompanha diferentes personagens que, após a grande recessão econômica de 2008, passaram a viver em trailers, ônibus e vans, formando uma crescente comunidade de nômades.

No livro-reportagem, Jessica Bruder conta a história de pessoas sem casa, em sua maioria idosos como a personagem Linda May, que com uma aposentadoria de apenas 500 dólares, não pode pagar um aluguel ou uma hipoteca. Assim como outros, ela vive em um automóvel e roda pelas estradas dos Estados Unidos em busca de trabalhos temporários. Dos campos de beterraba da Dakota do Norte aos acampamentos da Floresta Nacional de San Bernardino, na Califórnia, empregadores descobriram nesse grupo de nômades uma nova força de trabalho educada, disposta e de baixo custo.

Recusando o rótulo de sem teto, os nômades compartilham seus sonhos e a vida em comunidade – se ajudam na montagem dos veículos e com as refeições do dia, por exemplo. Apesar da maioria serem idosos, há alguns jovens também com dívidas estudantis e sem dinheiro para construir suas vidas. A bordo de um veículo de segunda mão, Jessica Bruder segue os passos dessas pessoas e percorre vários estados, encontrando personagens como um ex-professor, um ministro, um administrador de faculdade, uma ex- garçonete, entre tantos outros.

“Cruella”, novo filme de live-action do Walt Disney Studios lançado recentemente, também está disponível em versão digital no site da Tocalivros. A disponibilidade do e-book ocorre por meio de parceria com a Universidade dos Livros, editora que detém os direitos das publicações infantis da franquia The Walt Disney Company no Brasil.

A obra, de Elizabeth Rudnick, conta a história da notável vilã de “101 Dálmatas”, Cruella de Vil. Conhecida por Estella, ela era uma jovem sonhadora e criativa. Determinada a se tornar referência no mundo da moda, chama a atenção da Baronesa von Hellman, uma mulher devastadoramente elegante e figura lendária no setor fashion. Mas nem tudo são flores no relacionamento entre a mentora e a aprendiz. Quando uma série de eventos e descobertas vêm à tona, Estella abraça seu lado perverso, revelando-se como a terrível, glamorosa e vingativa Cruella de Vil.

Fonte: Diário de Região

Livros ‘Nomadland’ e ‘Cruella’ são lançados no Brasil - Abresc |