Loading...

Poeta mirassolense prepara lançamento de seu 1º livro

‘No Olho da Mata Virgem’ traz uma relação poética, ecológica e política com o tempo presente

Pesquisadora da área literária, a mirassolense Jhenifer Silva, que atualmente mora em Campinas, onde faz doutorado na Unicamp, mantém uma intensa produção poética para além da rotina acadêmica, e parte dela chegará aos leitores por meio de “No Olho da Mata Virgem” (Ofícios Terrestres Edições), seu primeiro livro. A publicação, cuja pré-venda se inicia ainda nesta primeira quinzena de abril, tem posfácio de Micheliny Verunschk, autora do aclamado “O som do rugido da onça” (Cia. das Letras), e orelha de Eduardo Sterzi, professor da Unicamp, crítico literário e poeta.

Jhenifer já teve seus poemos publicados em revistas literárias como Garupa, Mallarmargens e Lavoura, além de antologias, mas guardava os poemas que compõem “No Olho da Mata Virgem” para marcar sua estreia no mercado literário. “É uma obra que tem uma longa trajetória, que começou quando eu ainda morava em Rio Preto e cursava o Ibilce/Unesp. Tentei viabilizá-la por meio de alguns editais, até que surgiu uma chamada nacional da Ofícios Terrestres, que é uma editora independente muito atuante”, conta.

Segundo a autora, os poemas que compõem seu primeiro livro representam um objeto coeso, estão ligados por um fio condutor que permeia toda a obra. “Não é a reunião de poemas soltos. É uma obra pensada como uma estrutura que dialoga com a minha história de vida, mas que extrapola o pessoal, evidenciando um ethos da mitologia afroindígena e abarcando questões importantes da contemporaneidade. Uma relação poética, ecológica e política com o tempo presente”, define.

A capa e a ilustração interna de “No Olho da Mata Virgem” levam assinatura da poeta, artista visual e bibliotecária Anna Cláudia Magalhães, de Rio Preto.

“Sempre escrevi poemas. É algo que trago comigo desde a adolescência. Creio que por ter uma relação forte com a leitura e a escrita desde cedo fiz a escolha pelo curso de Letras”, diz Jhenifer.

 

Poeta mirassolense prepara lançamento de seu 1º livro - Abresc |