Loading...

Elos da Língua Portuguesa [2ª edição]

Preâmbulo

A Academia Brasileira de Escritores (Abresc), a Associação Portuguesa de Poetas (APP) e a Tertúlia Lusófona convidam você, escritor, a participar deste nosso projeto.

Concebido para o período de 10 anos, o Projeto “Elos da Língua Portuguesa” teve seu primeiro ato em 2018, com o lançamento de uma antologia reunindo autores portugueses e brasileiros, em uma homenagem aos nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste. O objetivo principal do volume de estreia foi reunir textos e culturas, a transversalidade da língua portuguesa, unindo o mundo lusófono em elos de amizade.

A partir do segundo volume, homenagearemos cada um dos nove países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial, uma vez que dos diversos objetivos deste projeto, um dos mais significativos seja o de difundir a importância da Língua Portuguesa pelo mundo, ao mesmo tempo em que aborda a importância da Língua Portuguesa como Língua de Herança, e o papel do migrante e a riqueza cultural que os falantes de português encontraram em intercâmbios dessa natureza.

Com lançamento previsto para 2022, em Guiné Bissau, na África, o segundo volume do projeto “Elos da Língua Portuguesa” terá tema livre, ficando o gênero literário também a critério do autor. Os lançamentos no Brasil ficam condicionados a municípios com anfitriões disponíveis para organização do evento.

Finalmente, e considerando os fins aqui visados, lançamos o convite e desafio para integrar a 2ª edição da antologia “Elos da Língua Portuguesa”.

 

Acesse o edital completo [PDF]

Elos da Língua Portuguesa [2ª edição] - Abresc |