Loading...

Fabiano Latham volta a Rio Preto nesta quarta para lançar livro

Apresentar uma maneira de como lidar com diferentes dilemas existenciais é a proposta do livro Enfrente, quinto título do jornalista Fabiano Latham, que será lançado nesta quarta, no Riopreto Shopping

Saber lidar com situações boas e ruins que surgem cotidianamente e conseguir aprender com elas é uma tarefa que parece requerer bastante autocontrole a autoconhecimento. Mas, a constatação de que as adversidades superadas podem, simplesmente, dar lugar a um outro desafio pode ser ainda mais assustador.

Essas e outras diferentes interpretações sobre o comportamento humano estão presentes no novo livro do jornalista Fabiano Latham “Enfrente – Reflexões para Ressignificar sua Jornada”, que será lançado nesta quarta-feira, dia 8, às 19h, no Riopreto Shopping. A obra é a quinta publicação de Fabiano, que nasceu em Ouroeste, mas atualmente mora em Boston, nos Estados Unidos.

Foi exatamente a experiência de viver em um país com costumes e cultura diferentes que serviu de gatilho para o desenvolvimento do livro, seguindo um processo de criação diferente das publicações anteriores, concebidas após extenso estudo e pesquisa jornalística.

“Esse livro nasceu de maneira bem mais natural. Quando você passa a morar em outro país é como se nascesse novamente, por isso todo dia me deparava com algum tipo de enfrentamento, fosse em relação ao idioma, fosse em relação ao modo como eles enxergam os estrangeiros. A partir daí, comecei a escrever sobre essas experiências, tanto boas quanto ruins, que nos faz refletir e colocar nossa vida sob uma nova perspectiva”, destaca Latham.

As ideias para os textos começaram a surgir em situações cotidianas do dia, como um passeio no metrô. Ao longo de quatro anos, tempo que possui residência na cidade norte-americana, as crônicas e reflexões foram publicadas no blog pessoal de Fabiano e também compartilhadas nas redes sociais do escritor. No ano passado, Fabiano percebeu que os textos poderiam se transformar em um livro. “Comecei a separar alguns artigos que havia publicado e vi uma conexão entre eles. Depois foi preciso apenas fazer uma releitura e poucas adaptações e, assim, nasceu o ‘Enfrente'”, destaca.

Publicado pela editora FHouse, o livro foi dividido em cinco capítulos e traz temas que colaboram com o pensamento crítico acerca de alguns dilemas atuais. Encarar as coisas como são, dissolver as ilusões, reaprender a interpretar o mundo e encontrar novos caminhos para conviver consigo e com outro. Para o autor, estes têm sido os grandes desafios dos dias atuais, principalmente por conta da relação entre as pessoas e a tecnologia.

Autor de textos que abordam temáticas como crescimento pessoal e profissional com dicas de como lidar com determinadas situações da vida, Fabiano destaca que em “Enfrente” o leitor encontrará um livro com pensamentos mais críticos. “É um livro com mais perguntas e constatações que farão as pessoas repensarem suas próprias atitudes e como encarar a vida. Acredito que ele servirá para todas as pessoas. Apesar de sermos todos diferentes por causa das nossas bagagens, penso sermos iguais em relação aos desafios que teremos que enfrentar”.

Ao todo, foram abordados 25 diferentes interpretações sobre o comportamento das pessoas, entre eles estão orgulho, vaidade, fracasso, rejeição, gratidão, autoconfiança entre outros. A divisão do livro foi pensada de uma maneira que o leitor tenha a liberdade de optar por qual parte quer iniciar a leitura. Os capítulos foram divididos de maneira a orientar o leitor a refletir, repensar, reavaliar, reconsiderar e, então, ressignificar.

“Gosto de pensar que esse é um livro bem prático, com uma linguagem simples e direta. Sempre tive bastante interesse no estudo da filosofia e sociologia, mas alguns assuntos podem ser um pouco complicados, por isso tentei colocar de uma maneira mais democrática”, pontua o autor.

Latham reconhece que muitas pessoas possuem resistência em relação a títulos considerados do gênero autoajuda, mas destaca que “Enfrente” vai além do rótulo de apresentar uma perspectiva positiva e otimista sobre todas as fases da vida. “Esse livro tem o propósito de estimular o pensamento crítico, fazer o leitor sair da bolha. Ele vai além desses clichês como ‘sorria’ e ‘pense positivo’. O que eu tento mostrar é que você ainda vai se dar muito mal, mas também vai aprender muito. A mensagem principal é ter a grande sacada de encarar as coisas como são, ser realista”, pontua.

“A ideia do livro é justamente essa, devemos ser realistas e deixar esse positivismo bobo de lado e o negativismo também, que não nos levará a lugar nenhum. O título pode ter essa dupla conotação, seguir em frente e encarar os desafios, porque todo dia temos grandes batalhas. E também de estar na frente, ou seja, no comando de nossas vidas”, finaliza Fabiano.

A expectativa é de que a obra ganhe um lançamento nos Estados Unidos, em março.

Sobre o autor

Fabiano Latham é autor dos livros “Aprendendo com os Mestres”, “Norma Vilar 25 anos de arte”, “Agora Vai” e “Act Now”. Nos últimos 10 anos, ministrou palestras e workshops de desenvolvimento pessoal. Foi professor universitário e trabalhou na imprensa regional por 20 anos, tendo integrado a equipe do Diário da Região.

Serviço

Lançamento livro: “Enfrente – Reflexões para Ressignificar sua Jornada”, do jornalista Fabiano Latham. Quarta-feira, 8, às 19h. Riopreto Shopping Center. Preço: R$ 20,00 (disponível no site www.fabianolatham.com/livros).

Fonte: Diário da Região

Fabiano Latham volta a Rio Preto nesta quarta para lançar livro - Abresc |