Loading...

Abresc se despede do chanceler Rodrigo Almeida

É com profundo pesar que a Academia Brasileira de Escritores – ABRESC – informa o falecimento do jornalista, editor e escritor brasileiro, Rodrigo Novaes de Almeida, chanceler e membro efetivo de seu plenário.

 

Editor da Revista Gueto, o escritor e jornalista faleceu nesta segunda-feira, às vésperas de completar 46 anos. Rodrigo era casado com a editora Christiane Angelotti, e deixa a filha Amanda.

 

Formado em Comunicação Social – Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso, com pós-graduação em Publishing pela Universidade Cândido Mendes e passagens pelas editoras Apicuri, Saraiva, Ibep, Ática e Estação Liberdade.

 

Autor de diversos livros de contos e poesia, tem textos publicados em sítios literários e jornalísticos, como Le Monde Diplomatique Brasil, Portal Cronópios, Germina Literatura e Arte, Observatório da Imprensa, Jornal Rascunho, Jornal Relevo, Jornal Opção, entre outros.

 

Fundador, em 2016, e editor-chefe da Revista Gueto, portal de literatura em língua portuguesa com e-books de poesia e prosa e coletâneas temáticas com diversos autores, em formatos para download livre. A Revista Gueto é também um selo editorial com projetos de divulgação de literatura em língua portuguesa e celeiro de novos autores.

 

Rodrigo foi colunista do portal Página Cultural e cofundador e coeditor do coletivo literário O Bule. Sua obra “Das pequenas corrupções cotidianas que nos levam à barbárie e outros contos” foi finalista do 61º Prêmio Jabuti na categoria Contos, em 2019.

 

Nessa despedida, a comunidade literária irá lembrar de uma das características mais marcantes de Rodrigo, seja para seus colegas escritores, seja para seus leitores: a criticidade. Com inteligência e sagacidade, Rodrigo produziu conteúdo de relevo e expressão, disposto a contribuir com o pensamento crítico, e a ser uma voz geradora de ecos para a necessária reflexão sobre a sociedade.

 

A diretoria da ABRESC une-se em pesar a todos os que conviveram com Rodrigo.

Abresc se despede do chanceler Rodrigo Almeida - Abresc |