Claudia Costin - ABRESC

Claudia Costin

Gestão pública, educação

Claudia Costin

Claudia Costin é fundadora e diretora do CEIPE FGV, Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. É Professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard; É membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma agência das Nações Unidas; Ex-Diretora Global de Educação do Banco Mundial;  Ex-Secretária de Educação do município do Rio de Janeiro; PhD em administração pública pela Fundação Getulio Vargas Foundation.


Claudia Costin é professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard e Diretora Geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro. Integra também a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização internacional do Trabalho (OIT), uma agência das Nações Unidas.

 

Foi até recentemente Diretora Global de Educação do Banco Mundial. Antes disso, Claudia Costin foi Secretária Municipal de Educação no Rio de Janeiro, de janeiro de 2009 a maio de 2014. Sob sua liderança, a aprendizagem medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos finais, aumentou 22%. Parte do sucesso se deve a estratégias inovadoras de apoio ao trabalho do professor, como a Educopédia, um portal de aulas digitais elaboradas pelos próprios professores da rede. Outra importante iniciativa desenvolvida por sua equipe, voltada às áreas de maior vulnerabilidade dos jovens, o programa Escolas do Amanhã, foi fundamental para diminuir evasão e diminuir os déficits de aprendizagem em escolas em áreas mais violentas da cidade. Também implementou um programa sólido de Educação Infantil, em parceria com a área de Saúde e de Desenvolvimento Social.

 

Em 2005, Claudia Costin assumiu a vice-presidência da Fundação Victor Civita, organização mantida pelo Grupo Abril e pela Gerdau com o foco na educação pública.

Acreditando no poder transformador da Educação, ajudou a criar o movimento da sociedade civil Todos pela Educação, onde também atua como membro do Comitê Técnico.  Convencida de que a motivação dos professores é um fator crítico no processo de ensino-aprendizagem, Claudia se comunica diariamente com milhares de professores usando as redes sociais.

 

Suas posições anteriores incluem a de Secretária-Executiva e Ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2000). Também ocupou o cargo de Secretária de Cultura do Estado de São Paulo durante a primeira gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) como governador, entre 2003 e 2005, e Presidente da Promon-Intelligens, empresa voltada para e-learning. Trabalhou também como consultora em políticas públicas e modernização do Estado, apoiando diversos países africanos como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau Moçambique e São Tomé e Príncipe

 

Claudia é professora universitária, tendo atuado em distintas instituições de ensino superior como PUC-SP, na Fundação Getulio Vargas, no INSPER e, como professora visitante, na École Nationale d’Administration Publique, no Québec e na Universidade de Harvard, onde se encontra atualmente.

 

Graduou-se em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas em 1978, concluiu mestrado em Economia Aplicada à Administração (1986) e cursou Doutorado em Administração Pública pela mesma instituição.