Carlos Roberto Puia - ABRESC

Carlos Roberto Puia

Carlos Roberto Puia

Carlos Roberto Puia é graduado em Adminisrração de Empresas e possui MBA em Administração e Marketing; é instrutor de Cursos e Treinamentos de Vendas e especialista na Implantação do EAD Corporativo. Autor do livro “Técnicas de Vendas: Como se tornar um vendedor de sucesso” (HN Editora, 2013, 2a ed.), é Imortal na Academia Brasileira de Escritores – ABRESC.


Mninicurrículo

Graduado em Administração de Empresas, e MBA em Comunicação e Marketing.
Acumula mais de 30 anos de experiência atuando na área comercial de diversas empresas multinacionais e líderes de mercado, com destaque para a Johnson & Johnson, Produtos Alimentícios Fleischmann & Royal, Açúcar Guarani e Venturini Mármores e Granito, onde exerceu cargos de Vendedor, Supervisor de Vendas, Gerente Nacional de Vendas e Diretor Comercial.
Autor de diversos “CASES DE SUCESSO” nas empresas onde exerceu cargos de liderança, com destaque para: “Campeão Nacional de Vendas” na empresa Fleischmann & Royal, em 1991, com a conquista do título de “Golfinho de Ouro” em função dos recordes de vendas no interior de São Paulo. Em reconhecimento a conquista, teve seu nome gravado no quadro de honra da matriz no Rio de Janeiro.
Por três anos seguidos, 2015, 2016 e 2017 foi convidado a receber a comenda do PRÊMIO EXCELÊNCIA E QUALIDADE BRASIL 2017, reconhecido pela BRASLIDER (Associação Brasileira de Liderança). Evento anual realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Autor do livro: Técnicas de Vendas – Como se tornar um vendedor de sucesso.
Ministra cursos e treinamentos “in company” para diversas empresas na região de São José do Rio Preto, e todo estado de São Paulo.
Atualmente é diretor da CRP Treinamentos a Distância, e especialista na implantação de Universidades Corporativas com cases de sucesso em empresas no segmento de franchising e corretoras de seguros.

Portfólio

Treinamento 01: TÉCNICAS DE VENDAS – A transformação do A.I.D.A antigo e ultrapassado em uma moderna e fantástica estratégia de vendas.
Público alvo: Equipe de vendas externas (Representantes Comerciais)
Duração média: 4 horas sem dinâmicas
Duração média: 6 horas com dinâmicas
Conteúdo Programático:
• Planejamento: Informações preciosas que o vendedor precisa conhecer antes de sair para visitar clientes.
• Pré-aproximação: Como preparar a proposta ou sugestão de pedido dentro do estabelecimento do cliente antes de falar com o comprador.
• Atenção: Como conquistar a atenção do cliente através dos catalizadores? Como apresentar o produto de forma adequada?
• Interesse: Como despertar o interesse no cliente com a aplicação do CADIBEN (Características, diferenciais e benefícios dos produtos)
• Desejo: Como seduzir o cliente para o fechamento negócio.
• Ação: Técnicas de fechamento.
• Pós-venda: Como preparar a próxima visita, conquistar novos pedidos e fidelizar os clientes.

Treinamento 02: A FORMA COMO VOCÊ RECEBE O SEU CLIENTE É QUE IRÁ DEFINIR O SUCESSO OU O FRACASSO DA NEGOCIAÇÃO – Saiba como fazer isto na prática para não perder vendas.
Público alvo: Vendedores lojistas ou qualquer profissional que trabalha no atendimento ao público.
Conteúdo programático:
Planejamento – A arte de preparar a recepção ao cliente para encantá-lo logo na chegada.
Como definir metas e objetivos – Como definir suas metas e objetivos e como alcançá-los.
Como lucrar através de uma linha telefônica – A força do atendimento ao telefone e como falar com o cliente.
Técnicas de abordagem – Os oito tipos de consumidores que entram na sua loja, e como você deverá abordá-los.
Venda Consultiva – A arte de fazer perguntas.
CROSS-SELLING e o UP-SELLING – Como utilizar essas duas fantásticas estratégias de marketing para você conseguir vender mais.
OBJEÇÕES – Técnicas modernas para você utilizá-las ao seu favor.
CADIBEN – Uma estratégia inteligente para você contornar a famosa frase: “Está caro”.
PNL – A importância do PNL em vendas e no atendimento ao público em geral. Saiba com que tipo de pessoa você está falando e como deverá atende-lo.
PÓS-VENDA – Como trazer o cliente de volta com a aplicação de um perfeito pós-venda.

Curso 01: NEGOCIAÇÃO e a VISÃO FINANCEIRA do negócio
Público alvo: Vendedores internos ou externos que atendem clientes mais exigentes e que desejam desenvolver habilidades em cálculos financeiros.
Conteúdo programático:
Objetivos e Metas – Técnicas de como definir os objetivos e as metas necessárias para alcançá-lo.
Planejamento – Como utilizar a matemática comercial para organizar os argumentos de vendas que você irá utilizar na mesa de negociação.
Política Comercial – Como preparar uma política comercial e fortalecer o seu poder de barganha diante do comprador.
Matemática Comercial – Como utilizar a calculadora em prol de seus negócios.
Margens e como elas funcionam na prática – Quais sãos as principais margens utilizadas pelos clientes e como utilizá-las ao seu favor.
Conta Corrente Comercial – Uma estratégia inteligente para você barganhar com o seu gerente de vendas e ter mais autonomia nas mesas de negociações.
Formação de Preços – Como são formados os preços de vendas no varejo e como tirar proveitos deles.
Descontos – Como barganhar descontos e conquistar resultados lucrativos para os seus negócios.
Duração média: 3 horas (módulo básico)
Duração média: 5 horas (módulo intermediário)
Duração média: 8 horas (Curso completo com dinâmicas e vendas simuladas).

Curso 02: Telemarketing
Público Alvo – Operadores de telemarketing ativos ou receptivos.
Conteúdo programático:
O DNA da competência – Perfil e características de um bom operador de telemarketing.
Planejamento: Como organizar as suas ligações e o seu ambiente de trabalho.
Objetivos e Metas: Como definir seus objetivos e metas diárias.
Como abordar o cliente ao telefone – Como organizar um “script matador” e como e quando utilizá-lo.
Palavras Chaves – O que são palavras chaves e como elas devem ser aplicadas em uma negociação ao telefone.
Expressões ao telefone – O poder das expressões e as armadilhas do telemarketing.
Atitudes Vencedoras antes, durante e depois das ligações – Como ligar, falar e desligar o telefone.
Duração média: 3 horas (curso básico)
Duração média: 4 a 5 horas (com simulações práticas)

Palestra motivacional
O impacto da regra 20/70/10 de Jack Welch dentro de uma equipe de vendas.
Público alvo: Empresas que atuam com equipes de vendedores, sejam eles, internos ou externos. Ideal para a participação conjunta da equipe de líderes e liderados.
Duração média: 2 horas + 30 minutos para perguntas.
Conteúdo programático:
20% – Vendedores que carregam a empresa “nas costas” e são considerados a “locomotiva” da equipe comercial.
70% – Vendedores considerados, como “o combustível” que alimentam a locomotiva da equipe de vendas.
10% – Vendedores considerados, como o “combustível adulterado” que só atrapalha as engrenagens de vendas e acabam obstruindo os trilhos da composição comercial.
Exploração do CHA – Competência competitiva.
Os pilares da organização comercial – Liderança, Objetivo, Relação Interpessoal e Disciplina.
A supervisão direta e indireta – Como se diferenciam e qual a função de cada uma.
Uma palestra recheada de “exemplos práticos” com muita interação com o público.