9 passos para alcançar mais disciplina - ABRESC

9 passos para alcançar mais disciplina

Lucas Atanázio Vetorasso

Disciplina ensina como controlar seus pensamentos – e como ser feliz em qualquer situação, visualizar emoções positivas e desencadear um humor otimista

Se você pesquisar 05 pessoas que tem sucesso em suas vidas, as 5 terão algo em comum: são extremamente disciplinadas naquilo que se propõem a fazer. Não é segredo, ciência, nem física quântica. A obviedade do tema não me permite explicar as razões da ligação entre disciplina e sucesso, mas sim, colaborar, ainda que pouco, para que você possa se tornar cada vez mais disciplinado em seus afazeres e, assim, conquistar metas e objetivos de forma mais eficaz.

Partamos do princípio básico de que, no dicionário, disciplina está transcrita como obediência às regras. Mas é muito mais que isso.

Disciplina é a diferença entre estar no controle do seu futuro e deixar seu ambiente ditar seu destino. Disciplina significa liberdade e felicidade. Isso lhe dá a habilidade de fazer o que você quer porque sabe que pode aprender como conseguir qualquer sonho que defina.

Disciplina ensina como controlar seus pensamentos – e como ser feliz em qualquer situação, visualizar emoções positivas e desencadear um humor otimista. A disciplina constrói autoconfiança, força física e mental, e inspira-te a crescer como ser humano. Com o crescimento vem a capacidade de aproveitar a vida de maneiras mais profundas e significativas.

Qualquer um pode se tornar disciplinado. E tudo começa a partir de uma decisão. Abaixo separei 09 hábitos para auxilia-lo nesta busca.

01 – Defina Grandes Metas

Quando você se desafia a alcançar metas maiores, você realmente se dedica à arte. Quanto mais tempo você se dedicar a isso, mais entenderá o prazer que dá. Quanto maior o objetivo, mais empenhado e disciplinado você se torna.

02 – Defina metas claras

Definir claramente qual é o seu objetivo e, especificamente, o que você fará para alcançá-lo. Se você definir uma meta para viver de maneira mais saudável, por exemplo, você vai correr todos os dias? A que horas e por quanto tempo? Quais mudanças fará em sua alimentação? Se não houver um objetivo claro, não há oportunidade para criar as etapas específicas que você precisaria fazer para realizar.

03 – Dia a dia, degrau a degrau

Quando você acorda pela manhã – ou ainda no dia anterior- é importante definir seu check list. Quais são as metas para hoje? Cada objetivo, cada prioridade que você definiu para si mesmo, deve ser feito. Isso determinará se seu sonho vive ou morre. Os atletas sabem que se eles ignoram apenas uma sessão de treinamento, eles ficarão atrasados; Eles sabem que poderão perder uma competição que ainda está a três meses se não fizerem o que se propuseram.

04 – Siga o plano

Se você quiser ir às Olimpíadas, cada sessão de treinamento é importante; Não há uma que seja menos importante do que outra. É o mesmo com todo o resto em sua vida. Se foi você que fez o plano, não desista no meio por qualquer pedra que aparecer no caminho. Quando você inicia o processo, não pode questioná-lo, não pode hesitar, não pode recuar. Como diz Clóvis de Barros Filho: “Pra trás nem pra pegar impulso”.

05 – Construa uma mente indestrutível

Construa uma mentalidade do tipo que, não importa o que aconteça, você conseguirá fazer o que se propôs a fazer. Ou ainda mais, você vai chegar onde disse que iria. Pressão é importante, é necessária para crescimento. E, mesmo que você seja dono do seu próprio negócio, é importante que crie esta pressão. Seja determinado e se cobre. Há dois tipos de estresse, o bom e o ruim. Você apenas precisa ter certeza de que você está operando sob o bom estresse – borboletas no estômago, adrenalina gerenciável que o estimula.

06 – Rotina é bom!

Crie uma rotina que se torne natural. Não apenas profissional, mas pessoal também. Voltando ao exemplo dos atletas, eles sabem a hora de treinar, almoçar, descansar. Na formação, eles sabem que tem que fazer aquecimento, treinamento principal e resfriamento e recuperação. A disciplina os prepara para ganhar! Assim como deve ser a sua. Ninguém atinge o sucesso fazendo nada “a hora que der”. Crie hábitos e transforme em uma rotina vencedora. Por exemplo, se você sabe que o hábito de ler é importante, não use desculpas como a falta de tempo para não fazê-lo. Acorde mais cedo ou durma mais tarde, mas tente fazer isso no mesmo horário, todos os dias, até que se torne rotina.

07 – Deixe apenas o que importa

Se comprometer, muitas vezes, é deixar outras coisas de lado. É saber o que realmente importa. Há uma grande verdade em dizer que ou você está preocupado em ser feliz aos fins de semana ou está preocupado em ser feliz o tempo todo. Tenha cuidado ao escolher onde você vai gastar seu tempo ou ainda com quem irá gasta-lo.

08 – Compreender o processo

Seu corpo e seu cérebro farão todo o possível para resistir à mudança e ao crescimento. Você precisa saber que é natural sentir-se preguiçoso, indisciplinado e procrastinador. Mas também precisa saber que você tem todo o poder para lutar contra isso. Todas as pessoas são preguiçosas, até mesmo os empresários mais bem sucedidos. Mas não é simplesmente preguiça, é o seu cérebro poupando energia para você. Comece com seus pensamentos e o resto virá naturalmente.

09 – Encontre prazer no trabalho árduo.

Mude seu foco para o processo que realmente importa. Concentre-se em fazer o trabalho e o faça cada vez mais rapidamente e melhor. A velocidade é importante, sim, mas ela só vem quando os hábitos se tornam parte de você.

Muitas pessoas pararam cedo demais. O sucesso é sobre persistência e a disciplina é o que leva você ao destino final – a realização do seu sonho. Quanto mais você se aprimorar, melhor será. E, quanto maiores os seus resultados, mais fome você terá por resultados ainda maiores. O sucesso é uma droga surpreendente.

Espero que tenha ajudado com estas dicas. Não sou guru, muito menos uma máquina. Adoro meus domingos de perna pra cima. Mas gosto ainda mais de saber que disciplina é como uma fonte de poder. É um mecanismo que nos ajuda a entender e explorar nossas capacidades e oportunidades de vida. É a liberdade de colocar toda a nossa energia em criar algo significativo e bonito.

Cabe a nós escolher a vida com disciplina ou sem, com um objetivo ou sem, com um sonho ou sem.

Lucas Atanazio Vetorasso — Lucas Atanazio Vetorasso — CEO do Grupo ATNZO, aos 33 anos, o jovem estrategista e homenageado com a cadeira de Patrono da Abresc (Academia Brasileira de Escritores) possui mais de 500 franquias na conta.

Fonte: Administradores.com